Notícias

01
out/2014
Núcleo de Moda apresenta pesquisa sobre design de superfície
Compartilhe

Resultados foram expostos durante programação do 6º Fórum de Moda, em Caxias do Sul

Durante o 6º Fórum de Moda ocorrido dia 1º de outubro, em Caxias do Sul, o Núcleo de Moda apresentou os resultados de pesquisas e viagens de imersão cultural realizadas por estilistas e designers do grupo. A palestra “Design de superfície – estamparia como diferencial criativo e mercadológico das empresas locais e nacionais” foi conduzida pela representante do Núcleo, Paula de Lemos.

A designer pontuou a importância de se manter o foco da produção no cliente para pensar uma estampa que reflita o estilo de vida do público-alvo e desperte sensações.

“A empresa tem que viver aquele determinado jeito de ser. O primeiro passo é descobrir o DNA da marca, o que é sua marca registrada”, aponta Paula.

A representante do Núcleo citou como exemplo dessa estratégia, marcas que buscaram inspiração artística na cultura brasileira, em especial no Rio de Janeiro. São elas: Cantão - Adriana Barra, que trabalha a estamparia em cima do molde do corpo; Farm Rio, desenha para a garota da zona sul, para garota de Ipanema; Blue Man, que tem a alma o que é ser carioca; Lenny, marca que trabalha com uma estamparia limpa, em um estilo mais elegante de ser carioca;  Osklen, com estamparia tropical mais clean, mais limpa e elegante e Isolda, uma marca Londrina que se inspira no Brasil.

“A estamparia agrega valor as peças. Elas podem ter o mesmo design, mas somente incluindo a estampa o valor pode dobrar. A estamparia digital  populariza esse movimento e permite uma maior flexibilidade na estamparia”, contextualiza Cristiane.

O 6º Fórum de Moda é uma promoção do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), através do Núcleo de Moda.

Confira a apresentação completa aqui!

Voltar