Notícias

28
mai/2015
Semana Municipal do Meio Ambiente lança 1º Caxias Eco Fashion
Compartilhe

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), realiza o primeiro evento que oportunizará discutir a sustentabilidade na moda. É o 1º Caxias Eco Fashion, que ocorre no dia 02 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente de Caxias do Sul, no Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva. A direção criativa do evento é do estilista e coordenador de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues. O Caxias Eco Fashion é organizado em dois momentos: o Mesa Redonda e o Desfile de Moda Sustentável.

O Mesa Redonda é um bate-papo com profissionais e especialistas em moda, com a proposta de reunir e trocar conhecimentos relacionados ao uso sustentável de materiais em criações de moda, design, artesanato e em outros setores de produção. Ao mesmo tempo, apresentar novos métodos e novos materiais, articular o debate aos acontecimentos e plataformas globais da área, além de incentivar uma reflexão com toda a cadeia de produção, incentivando o consumo consciente. O público-alvo são empresários do setor criativo, estudantes e comunidade em geral. O evento iniciará às 18 horas e a entrada será franca.

Os convidados para compor o debate da Mesa Redonda são: Ângela Maria Klein, consultora para o setor de Artesanato – SEBRAE/RS; Fábio Ruppenthal, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Três Coroas; Flávia Vanelli, designer e sócia-proprietária da empresa Ratorói; Paola Reginatto, diretora da empresa Sultextil, e Fernanda Daudt, Cool Hunter. A mediação será de Walter Rodrigues.

No segundo momento de evento ocorrerá o desfile Caxias Eco Fashion, que apresentará a moda sustentável envolvendo conceitos e metodologias de criação e produção de roupas e acessórios que não prejudicam o meio ambiente. São os “ecofriendly” (ou “amigavelmente ecológico”), estilistas que trabalham com tecidos naturais e menos poluidores; fair trade; valorizam a produção local; entre tantos outros. E algumas marcas realmente estão atentas a isso e, definindo seus valores de produção em prol do meio ambiente. O desfile iniciará às 20 horas, na Sala Caxias Eco Fashion, e a entrada é somente com convite.

Os estilistas convidados para o desfile são: Rafaela Tomazzoni, com sua moda que tem como grande inspiração o movimento “slow fashion”, onde o consumo consciente, a sustentabilidade e a perenidade dos produtos são os pilares; Grupo Canoa, com acessórios produzidos por um grupo de artesãs dirigidas pelo estilista Jefferson de Assis; Ratorói, um projeto com roupas e acessórios criados pela designer Flávia Vanelli em Jaraguá do Sul, que utiliza como matéria-prima materiais coletados e processados por uma cooperativa de catadores de resíduos; EcoDesign, projeto coordenado por Isabela Capeto, com acessórios que utilizam couro curtido em processo vegetal (“cromo free”); Selo Verde de Três Coroas, com calçados e acessórios, produzidos em Três Coroas, que possuem o certificado “Selo Verde”, e que trabalham com os mais modernos métodos de reaproveitamento dos resíduos das fábricas; Carolina Potrich, estilista caxiense que traz suas criações em crochê, feitas cuidadosamente com fios de seda e algodão egípcio, e com tingimentos naturais e sustentáveis que tornam as peças atemporais e eternas; Up Man, que trará para a passarela sua coleção em fibras de bambu com matéria-prima biodegradável; e, Carlos Bacchi, com sua linha de vestidos artesanais feitos com a mistura de seda pura, artesanal, tecida manualmente, seda rústica misturada a garrafas pets recicladas, e algodão. Os bordados são com o fio de seda primitivo, o estágio mais rústico e natural do processo de desconstrução do casulo de seda, e o tingimento é orgânico, com cascas de árvores, pêssegos, cebola e espinafre.

Uma das atrações do desfile será o vestido Caxias Mais Verde, tema central da Semana Municipal do Meio Ambiente 2015. O modelo será criado e confeccionado pelo estilista caxiense Carlos Bacchi, que utilizará tecidos naturais em sua composição. O vestido será leiloado no 1º Ecoleilão Beneficente, evento que encerrará a Semana Municipal do Meio Ambiente, com verba revertida para a revitalização de uma área verde de Caxias do Sul.

A Semana Municipal do Meio Ambiente ocorre de 01 à 03 de junho de 2015, no Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva, sendo uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Tem como Patrocinadores: SIM Rede de Postos, BR Petrobrás Distribuidora, Urbanizadora Rodobrás, Fábrica de Móveis Florense, Empresas Randon, Domini Incorporadora, Via Ápia Inovações Agroindustriais, BitCom, Rádio São Francisco e Rádio Viva. Já o 1º Caxias Eco Fashion tem o Patrocínio da SIM Rede de Postos e da BR Petrobrás Distribuidora, com o apoio de Sergginho Branchi Centro de Beleza, Carlos Bacchi e Spirito Santo.

Programação do 1º Caxias Eco Fashion:

Mesa Redonda – Moda Sustentável
Data: 02 de junho
Horário: 18 horas
Local: Auditório – Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva Caxias do Sul – RS
Público-alvo: empresários do setor criativo, estudantes e comunidade em geral
Entrada: franca (facultativa a doação de agasalhos)

Convidados (Debatedores):
Ângela Maria Klein – Consultora para o setor de Artesanato – SEBRAE/RS
Fábio Ruppenthal – Diretor-Executivo do Sindicato das Indústrias de Três Coroas
Fernanda Daudt – Cool Hunter
Flávia Vanelli – Designer e sócia-proprietária da empresa Ratorói
Paola Reginatto – Diretora da empresa Sultextil
Walter Rodrigues –  Estilista e Coordenador de Design da Assintecal

Desfile Caxias Eco Fashion
Data: 02 de junho
Horário: 20 horas
Local: Sala Caxias Eco Fashion – Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva Caxias do Sul – RS
Entrada: somente com convite

Moda Sustentável por:
Rafaela Tomazzoni
Grupo Canoa
Ratorói
Eco Design, por Isabela Capeto
Selo Verde – Três Coroas
Carolina Potrich
Up Man
Carlos Bacchi

Voltar